O embaixador da República Popular da China em Angola, Zhang Bin, enalteceu as conquistas do seu país no cenário mundial actual e reforçou a importância da cooperação estratégica com Angola. As considerações do diplomata foram feitas na última terça-feira, 30 de Setembro, durante a cerimónia de recepção alusiva ao 76.º aniversário da Proclamação da República Popular da China, que ontem foi assinalada – realizada pela primeira vez nas novas instalações da missão diplomática em Luanda
Na ocasião, Zhang Bin referiu que, em pouco mais de sete décadas, a China alcançou uma “transformação histórica” e tornou-se a segunda maior economia mundial e um pilar de estabilidade económica mundial.
Sublinhou, por outro lado, que o país asiático é líder nos sectores das energias limpas, veículos eléctricos, inteligência artificial e telecomunicações. “
A modernização ao estilo chinês demonstra uma grande resiliência e perspectivas promissoras, ao injectar um forte dinamismo no crescimento económico global”, afirmou o diplomata, tendo acrescentado que a China retirou mais de 800 milhões de pessoas da pobreza desde a reforma e abertura, o que contribuiu com mais de 70% para a redução da pobreza mundial.
Leia mais em