Um cidadão nacional, de 26 anos de idade, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal, nesta quarta-feira, na província da Lunda-Norte, após fazer-se passar por um agente da Polícia Nacional (PNA).
A detenção ocorreu após o indivíduo ter exibido publicamente fotografias com o uniforme da corporação nas redes sociais, induzindo a opinião pública em erro.
A operação foi desencadeada graças a um trabalho de Inteligência Criminal, na sequência de uma denúncia pública feita através da rede social Facebook.
Segundo o SIC, foi nesta plataforma que o implicado foi visto a publicar imagens em que trajava o uniforme oficial da Polícia Nacional, o que levantou suspeitas sobre a sua real identidade.
De imediato, o piquete de Investigação Criminal da Direcção Provincial do SIC na Lunda-Norte foi accionado e após a realização de diligências operativas, a equipa conseguiu concretizar a detenção do suspeito.
Além da detenção, as autoridades também procederam à recuperação do uniforme da Polícia Nacional que estava na posse do falso agente.
O cidadão será presente ao Ministério Público para os próximos trâmites legais.