A paz é o ponto alto do processo deàreconciliação nacional. Visa à unidade e a boa relação entre os cidadãos de um país o qual passou por vários anos de conflito armado ou dividido.
Neste processo, promover valores morais e éticos como a tolerância, solidariedade e justiça social alimenta, a curto, médio e longo prazo, a construção da nação numa perspectiva micro e macrossocial.
No entanto, em Angola, um país rico, belo e com recursos humanos acima da média, o 4 de Abril é o Dia da Paz e Reconciliação Nacional.
Pois celebra o fim da guerra civil que assolou famílias e várias gerações. No âmbito das comemorações do Dia da Independência Nacional, data a assinalar-se no dia 11 de Novembro, a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), com o objectivo de promover um novo espírito de convivência cívica, política e social entre os angolanos, realiza na primeira semana do próximo mês, em Luanda, o Congresso Nacional da Reconciliação.
Para o efeito, ao Presidente da República, João Lourenço, foi formulado um convite para participar no certame a ser organizado pela instituição afecta à Igreja Católica na presença de outras forças vivas da nação angolana.