A segunda edição da Antologia Literária Infantil, intitulada “Os livros são que nem o pomar”, será oficialmente lançada nesta sextafeira, 03, no Colégio Planalto Imperial, em Luanda. A obra reúne poemas e contos de 26 jovens autores, com idades entre 5 e 16 anos, e tem a chancela da AMMA Editora, em parceria com o escritor Onjila Yolonduge Ferreira
Participaram desta edição, com 122 páginas, Ombembwa, Cláudia António, Ana Benga, Edjail Van-Dúnem, Luzy Ferreira, Keomara da Costa, Biltania, Raíssa, João Ricardo, Solange Domingos, Laércio Piedade, Lissania Panguila, Inês Safiti, Kayla Pungi, Francisca Neves, Poeta Zinho, Yara António, Haziel Carneiro, Haniel Carneiro, Éurio Mussiande, Wende Bocado, Ércio Ferreira, Ana Santos, Érick Mussiande, Wendy Bastos e Miriam Bella.
A cerimónia de lançamento desta obra, que tem como título uma adaptação de uma das frases da escritora Ombembwa, que serve de inspiração para esta colecção de antologias, é inserida nas festividades dos 50 anos da Independência Nacional e na abertura do ano lectivo 2025/2026.
A organização associou também o evento à antecipação do centenário da independência, com a visão de que estes jovens coautores, hoje iniciantes, poderão ser grandes nomes da literatura nacional no futuro.
De acordo com Onjila Yolonduge Ferreira, escritor e organizador do evento, o objectivo da iniciativa é valorizar a voz das crianças através da literatura, oferecendo ao público textos carregados de fantasia, realidade, emoção e crítica social.
“A obra reflecte a essência dos mais pequenos — as suas preocupações, frustrações, sonhos, medos, desejos e ambições. Também aborda temas importantes como o direito à vida, à educação, à saúde, à habitação e à alimentação”, explicou.
Ferreira destaca ainda o papel do livro como instrumento de sensibilização para pais, educadores, sociedade civil e governo. “Esta obra serve-se de veículo para alertar sobre a atenção que deve ser dada à criança, para que possamos colher, no futuro, os frutos deste imenso pomar chamado Angola”, acrescento.