Em alusivo à celebração do Dia Internacional do Surdo, que se comemora em todos os últimos domingo de setembro, a Audio Clinic, marca pertencente ao Centro Óptico, está a realizar uma acção de sensibilização e conscientização sobre os cuidados a ter com a audição, acompanhada de diagnósticos auditivos gratuitos para os profissionais que actuam no sector da comunicação social no país.
O evento, que começou na manhã desta quinta-feira, 25, nas instalações daquela instituição de saúde, situada no município de Viana, em Luanda, surge para reforçar a importância da preservação, da informação e do acesso a cuidados auditivos especializados, com impacto directo na qualidade de vida dos profissionais de comunicação social.
Em declarações ao OPaís, Priscilla Thompson, fonoaudióloga, audiologista e coordenadora de audiologia da referida unidade clínica de cuidados dos ouvidos, disse que o objectivo desta campanha, com termo na sexta-feira, 26 de setembro, tem que ver com a percepção de como estão os níveis auditivos desta franja de profissionais, para que se evite chegar até ao nível de uma surdez.
Dado o facto de que, tanto os jornalistas quanto os outros profissionais atinentes à comunicação de massa, precisam deste sentido apurado para o normal funcionamento da sua actividade laboral, a especialista apelou a classe a aderir ao diagnóstico precoce, sob a pena de futuramente poderem vir a desenvolver perdas auditivas, começando da mais leve à mais profunda (que pode causar surdez).
Após executar os exames de audiologia e otoscopia ao repórter deste diário, Flávio da Costa, a audiologista Priscilla Thompson considerou-os positivos, sendo que, de acordo com o relatório carimbado com a assinatura da profissional executante, não existe obstrução em ambos ouvidos do comunicólogo ora examinado.
”Otoscopia sem obstrução em meato acústico externo bilateral. Perfil audiométrico com limiares auditivos nos padrões da normalidade bilateral”, lê-se no documento.
A coordenadora de audiologia informou que, durante os últimos dois anos em que a Audio Clinic começou a actuar em solo nacional, têm recebido, em média, 30 a 45 pacientes por semana, com idades que variam entre 6 aos 80 anos.
Um cidadão nacional, de 17 anos de idade, perdeu a vida nesta quinta-feira, 25, na província do Cunene, na represa...
Ler maisDetails