O ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, cumpriu uma agenda de trabalho de três nesta semana na província da Huíla, nos municípios do Lubango, Chicungo, Matala e Gambos.
Nestes municípios, o responsável ministerial avaliou entre outros assuntos o processo de implementação da nova Divisão Político-Administrativa (DPA), o grau de execução do Plano de Intervenção nos Municípios (PIIM), o processo de desconcentração e transferência de competências para os órgãos da Administração Local do Estado (OALE), bem como as iniciativas locais dinamizadores das actividades económicas e promoção da empregabilidade.
No final da sua visita, o governante disse que a execução dos projectos de impacto social nos três municípios decorrem a bom ritmo, sobretudo o Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e o Programa de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza, que no município dos Gambos está a construir lojas que deverão ser entregues aos empreendedores locais.
“Nós trabalhamos na província da Huíla, com o objectivo fundamental de avaliarmos o estado de implementação na nova Divisão Política Administrativa do país, como resultado da lei aprovada no ano transacto”, disse.
Dionísio da Fonseca disse, também, que foi uma oportunidade para a avaliação de alguns programas e projectos em curso ao nível dos municípios com particular realce para o PIIM, cujos resultados são satisfatórios.
Para Dionísio da Fonseca, o PIIM contribuiu na melhoria das condições de vida das populações, pois permitiu não só melhorar as zonas urbanas destes municípios, mas também disponibilizar mais salas de aulas.
Por: João Katombela, na Huíla