Luanda vai acolher, de 28 a 31 de Outubro próximo, uma Cimeira sobre Financiamento ao Desenvolvimento de Infra-estruturas em África. O evento, uma prioridade da presidência angolana da União Africana, tem como objectivo principal consolidar-se como uma plataforma estratégica para atrair capital privado para grandes projectos estruturantes no continente, acelerando a industrialização e o crescimento socioeconómico
Para garantir a maior representatividade no encontro, o Presidente João Lourenço enviou convites formais aos seus homólogos do Benin e da Nigéria.
Na sexta-feira, 19 de Setembro, uma mensagem dirigida ao Chefe de Estado do Benin, Patrice Talon, foi entregue em Cotonou pelo embaixador de Angola, José Bamóquina Zau, durante uma audiência com o ministro dos Negócios Estrangeiros beninense, Oloushegun Bakary Adjadi.
Uma missiva idêntica será remetida ao Presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, em Abuja. O ministro Adjadi recebeu com satisfação o convite e classificou a iniciativa de “excelente”, tendo demonstrado a sua disponibilidade em participar, apesar da “apertada agenda política interna” do país.
Leia mais em