O serviço de cardiologia pediátrica do Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP) tem cerca de 400 crianças que precisariam de cirurgias. Dentre as crianças, nem todas as patologias podem ser tratadas imediatamente, pois carecem de alguns procedimentos, situação que está a ser ultrapassada com o cateterismo (implementado pela primeira vez para crianças no nosso)
A cardiologista pediátrica e chefe deste serviço de cirurgia, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP), Maria da Glória Costa Mawete, disse que, antes da referida unida- de hospitalar, a nível do país, não existia um hospital que pudesse ter enfermaria dedicada à criança com cardiopatia.
As crianças com cardiopatia eram assistidas nos hospitais gerais, pediátricos ou de adultos, e eram inseridas em enfermarias gerais, com todo tipo de doença.
“Então, é de extrema importância que um país como o nosso, que fará 50 anos de Independência, tenha um serviço dedicado a esta patologia, tendo em conta que as malformações cardíacas são as mais frequentes nas crianças”.
Leia mais em