No mundo, a imigração ilegal é um facto. Por ter muitos contornos, políticas públicas locais e regionais têm sido criadas para se acabar com o fenómeno o qual devasta cofres de vários governos.
A busca de melhores condições de vida, oportunidade de emprego, crises políticas, económicas, ambientais e outras são as causas que levam as pessoas a mudarem de um país para o outro.
Para os governos, o fenómeno em questão é total. Uma equipa multissectorial ajuda a eliminar problemas de natureza social, política, económica, cultural, antropológica e não só.
Com o objectivo de combater o crime transfronteiriço nas províncias que fazem fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), Namíbia e Zâmbia, o Ministério do Interior, em nome do Estado angolano, lançou a operação “Conexão” na província de Cabinda, durante 45 dias.
Após a reunião operativa, o ministro do Interior, Manuel Homem, fez saber que o objectivo da operação visa identificar e repatriar cidadãos estrangeiros em situação migratória irregular.









