Os três classificados da presente edição do Prémio Literário 50 Poemas para Neto serão conhecidos no dia 27 deste mês, durante um evento que será realizado pelo Governo da Província de Icolo e Bengo
A informação foi avançada nesta terça-feira, 16, durante uma conferência de imprensa realizada pela organização do evento, o Consórcio de Jornalistas e Empreendedores da zona (CONJOE), tendo avançado que os três classificados que vão ocupar o primeiro, segundo e terceiro lugares serão escolhidos entre os 12 candidatos já selecionados.
Segundo o porta-voz do evento, Pedro Paxi, ao invés dos 50 poemas pretendidos, foram recebidos mais de cem, dos quais foram selecionados 46, visto que os demais não obedeceram aos requisitos exigidos: ser um poema inédito, de autoria de moradores da nova Província de Icolo e Bengo.
Os poemas devem obedecer a algumas técnicas próprias, entre outros critérios, cujas candidaturas estiveram abertas de 1 de Julho até 31 de Agosto do ano em curso. Neste contexto, disse, aqueles que não estiveram alinhados às exigências foram excluídos.
“Hoje, na conferência de imprensa, anunciámos os 12 finalistas e também os 46 poemas já apurados. Mas todos os 50 seleccionados farão parte do livro 50 Poemas para Neto, que deverá ser lançado no dia 10 de Novembro, um dia antes da celebração da independência nacional”, contou.
O prémio, segundo o responsável, foi criado com a intenção de homenagear o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, no cinquentenário da nossa independência, e também por ele ser filho de Catete, no Icolo e Bengo.
Prémios para os vencedores
Pedro Paxi também anunciou que os prémios serão distribuídos em quantias monetárias: O primeiro classificado receberá 500 mil kwanzas; o segundo, 300 mil kwanzas; o terceiro, 200 mil kwanzas.
Além disso, serão atribuídos diplomas de mérito, exemplares do livro, e os nomes dos vencedores serão registados no livro do Consórcio. O projecto está a ser realizado em parceria com o Governo da Província local, que disponibilizou Um milhão de kwanzas para os prémios, uma vez que é exclusivo para os moradores da nova província. “Com os três classificados, faremos uma mesa de leitura.
Temos um corpo de jurados muito competente e rigoroso, composto por Walter Cristóvão — jurado de vários prémios a nível do país —, professores de Língua Portuguesa, escritores, actores, autores de várias obras literárias, entre outros, que irão atribuir este prémio aos filhos de Catete, Icolo e Bengo”, sublinhou.
Leia mais em…