O Hospital Geral do Cuanza-Norte “Mário Pinto de Andrade” realizou, recentemente, uma cirurgia considerada complexa, que consistiu na retirada de um bócio multinodular com aproximadamente 2 kg, em um paciente de 16 anos de idade.
Segundo informações apuradas por este jornal, o paciente encontrava-se nessa condição de saúde há mais de cinco anos, tendo passado por várias unidades hospitalares. Sem solução, o menor recorreu a maior unidade hospitalar da província, por orientação do Governo local.
O procedimento cirúrgico, denominado tiroidectomia total, foi liderado pelo médico cirurgião Eduardo Kedisobua, que esteve ladeado por uma equipa multidisciplinar composta por anestesistas, psicólogos e enfermeiros.
Médico desaconselha o uso de sal sem iodo
O médico cirurgião Eduardo Kedisobua exortou a população a evitar o uso de sal não iodado, por ser um dos principais causadores dessa patologia.
A unidade hospitalar foi inaugurada no dia 12 de novembro de 2024 pelo Presidente da República, João Lourenço. O hospital está localizado no município de Cazengo, no bairro Kirima, a cerca de 13 km de Ndalatando, província do Cuanza-Norte.
Trata-se de um hospital de nível terciário, ou seja, uma unidade de referência com capacidade para atender casos de alta complexidade. A infraestrutura é uma homenagem ao nacionalista Mário Pinto de Andrade.