O Presidente da República, João Lourenço, presidiu, ontem, à quinta cerimónia de condecorações inserida no quadro das comemorações dos 50 anos de Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro deste ano. O evento reuniu duas gerações distintas, nomeadamente os combatentes da luta de libertação e os representantes da juventude angolana
Realizada na presença de distintas figuras do panorama nacional, a cerimónia visou enaltecer o contributo de cidadãos que se destacaram em áreas diversas como a política, saúde, desporto, cultura e diplomacia.
Nesta 5.ª edição, foram homenageadas 743 personalidades, nacionais e estrangeiras, cujo contributo foi considerado relevante para a Independência, a Paz e o Desenvolvimento do país.
Entre os homenageados destaca-se a nacionalista Florinda José Assis Martins, conhecida como “Guerra Parente”, condecorada na Classe Independência, em reconhecimento pela sua luta durante o período colonial. Na ocasião, a homenageada, de 72 anos, expressou gratidão pelo gesto, considerando a iniciativa presidencial “louvável” e um acto de valorização da memória dos que lutaram pela liberdade do país.