O Hospital Militar Principal realizou, esta semana, pela primeira vez, uma cirurgia para o tratamento de cálculos renais de grande dimensão, utilizando a técnica pouco invasiva, denominada nefrolitotomia percutânea (PCNL)
Anefrolitotomia percutânea é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para remover cálculos renais de grande dimensão ou complexidade. Ele consiste em fazer uma pequena incisão nas costas para se ter acesso directo ao rim, onde um nefroscópio (uma câmara pequena) é inserido para localizar e fragmentar o cálculo, que é então removido.
A intervenção faz parte da quarta etapa do Programa de Formação “Excelência em Medicina”, de iniciativa das Forças Armadas Angolanas (FAA), que decorre desde 2023, na referida unidade sanitária, segundo noticiou a Angop.
Segundo o coordenador do referido programa e urologista portu- guês, Nuno Azevedo, nesta etapa, que teve início esta semana, já foram realizadas 12 cirurgias diversas, representando a técnica um avanço importante na urologia do hospital.
Leia mais em