Lançada a 5 de Junho deste ano, a Câmara de Comércio e Indústria Angola-Noruega pretende atingir, através de trocas bilaterais, um volume de investimento avaliado em 15 mil milhões de dólares em 5 anos, com a participação das autoridades locais, incluindo o Rei. De acordo com o presidente da instituição, a Câmara perspectiva levar mais de 30 empresários angolanos a participar do Fórum denominado ANGNORWAY, que se realizará a 9 de Outubro, na Noruega. A recente instituição foi criada para servir de ligação institucional para impulsionar o comércio bilateral, facilitar investimentos directos entre os sectores privado e público dos dois países e instituições financeiras norueguesas, como o Norfund, Oljo fund, Nurad Eksfin, Norge Bank e o Fundo Soberano Norueguês. Mais detalhes na conversa que se segue
Como avalia o estado actual das relações comerciais entre Angola e a Noruega?
Angola é o parceiro comercial mais importante da Noruega em África. Os interesses económicos noruegueses em Angola estão quase exclusivamente ligados ao petróleo e ao gás. Em linha com o forte aumento dos preços do petróleo em 2022, bem como com o foco acrescido na segurança energética. No rescaldo da brutal guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia em Fevereiro de 2022, a actividade económica norueguesa em Angola aumentou e as empresas sediadas na Noruega tiveram um volume de negócios total de quase 29 mil milhões de coroas norueguesas em 2022, o que torna Angola um dos maiores mercados para a Noruega fora da União Europeia. A maioria das vendas norueguesas em Angola tem sido impulsionada nos últimos anos pelas actividades da Equinor.
Em quanto estiveram avaliadas estas vendas?
Em 2022, a receita excluindo a Equinor foi de cerca de 4,2 bilhões de coroas norueguesas (NOK – moeda oficial deste país). Os actores noruegueses contribuem para o desenvolvimento da comunidade empresarial angolana, tanto por meio do desenvolvimento de actividades em Angola, como também estabelecendo as bases para receitas fiscais significativas. Em 2022, a Equinor pagou pouco mais de NOK 20 bilhões em impostos para Angola. Isto está no mesmo nível da contribuição fiscal em 2014. Se incluirmos os últimos 4 anos e olharmos para o período de 2019 a 2022, a Equinor contribuiu com pouco mais de 65 bilhões de coroas. Este montante é superior ao orçamento de ajuda ao desenvolvimento da Noruega em 2023. A Equinor tem estado activa no país há mais de três décadas e investiu pouco menos de NOK 110 bilhões no país desde 2004. É um número significativo para um país com um Produto Interno Bruto de NOK 1,2 bilhão em 2022. Uma vez que a Câmara foi criada para im- pulsionar as parcerias comerciais e aumentar o volume de investimento no país…
Leia mais em