Dois cidadãos, com idades compreendidas entre 17 e 25 anos, foram detidos ontem pela Polícia Nacional, supostamente, por vandalizarem a antiga conduta de água da Capopa que alimenta a cidade de Malanje.
De acordo com informações no local, a tubagem hidráulica é de grande porte, no entanto foram vistos por efectivos da Polícia Nacional na noite de segunda-feira (25), no momento em que os detidos usaram uma máquina de soldadura a oxigénio para fazerem o corte. A conduta, cortada em metades, destinava-se a pesagem e venda às casas que compram material ferroso.
A par destes, a Polícia Nacional deteve ainda ontem outros cinco cidadãos nacionais implicados nos crimes de furto, associação criminosa e roubo. No acto de apresentação dos supostos marginais, o chefe de Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia Nacional, João Soares, fez saber que os meios em causa foram recuperados e, em posse dos acusados, foi encontrada uma pistola sem carregador utilizada para o cometimento dos crimes.
Dos actos, realçou ainda a ocorrência do furto de uma motorizada em que um dos supostos criminosos, fez-se passar por passageiro e interpelou um mototaxista que o transportou até a uma zona do bairro Calunga, município do Quéssua, onde o acusado empunhou a pistola e sob ameaças retirou o meio rolante e oito mil kwanzas da vítima.
Precisou que todas as operações dos elementos detidos ocorreram nos dias 24 e 25 deste mês, essencialmente nos bairros Catepa, Capopa e Vila Matilde, pelo que, os implicados serão encaminhados ao juiz de garantia para a competente legalização da prisã