Uma fábrica de calçado para mulheres, com capacidade para produzir dois mil pares por dia, foi inaugurada ontem no município do Panguila, província do Bengo, pela governadora local, Maria Nelumba.
Com um investimento avaliado em quatro milhões de dólares, o empreendimento conta com duas esteiras de montagem e igual número de linhas de costura, tendo criado 132 postos de trabalho (72 homens e 60 mulheres), principalmente para jovens locais, que receberam formação para operar nas diferentes áreas da unidade fabril.
A governadora Maria Nelumba disse que a fábrica vai contribuir para o aumento das receitas fiscais e para a criação de postos de trabalho para os jovens da região.
Anunciou que, no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, até Novembro deste ano, serão inauguradas mais unidades fabris, com realce para a primeira fase da fábrica de alumínio na zona próximo ao terminal oceânico da Barra do Dande e de beneficiamento de silício e manganês no Panguila.
Por sua vez, João Vanga, sócio-gerente das organizações Jovambo, proprietária da fábrica, disse que a inauguração da unidade representa a consolidação de um projecto que visa promover o desenvolvimento local e a inovação no sector industrial. Reafirmou o compromisso da fábrica em produzir com qualidade, gerar oportunidades para a comunidade e fortalecer a indústria nacional.