A Selecção Nacional masculina de boxe venceu, este domingo, a Namíbia, no Top-bilateral, ao conquistar seis medalhas de ouro e cinco de prata, num evento inserido nas festas da Nossa Senhora do Monte. Angola venceu na categoria elite, nos pesos 47-50, 60-65, 65- 70, 75-75 e 75-80 e em juniores, nos 60-65 Kg.
A Namíbia acumulou cinco medalhas de ouro e oito de prata, com vitórias nos pesos de 50-55 e 55-60 em elite, assim como 47- 50, 50-55 e 55-60 em juniores.
Trata-se de um top internacional, com 11 combates, dos quais quatro foram na categoria de juniores e sete em elite, promovido pela Associação Provincial de Boxe, em parceria com a Federação Angolana da modalidade.
O evento, que serviu de preparação para os atletas de ambas as selecções para competições que se aproximam, insere-se num intercâmbio entre os dois países, na referida modalidade.
Ao falar do evento, o presidente da Federação de Boxe (FABOXE), Carlos Luís, disse terem sido combates que serviram para avaliar as condições dos atletas e auguravam ter resultados mais alargados.
Justificou ter notado dois atletas seniores que perderam os combates, eles, depois de terem combatido um torneio internacional há 50 anos, quase que não treinavam, ficaram vaidosos e veio o resultado negativo, deviam ter superado os seus adversários, mas apresentaram-se com deficiências físicas.
Frisou ser um intercâmbio que vai continuar, pois existe uma pressão da província do Cunene, em 2026, para realizar o 1.º torneio internacional, em alusão ao Rei Mandume.