A sala de conferências do Quartel-General do Exército, em Luanda, vai acolher, no dia 27 de agosto do corrente, o lançamento de dois livros que retratam a história militar, desde os longos anos de conflito até à consagração da Independência Nacional em 1975 e da Paz em 2002.
As obras, cuja autoria pertencem ao coronel Simão Pedro, conhecido pelo seu nome de guerra “Recordação”, têm como títulos “Sombras do Passado” e “Metamorfose de Inteligência”.
O evento vai contar com distintas figuras, como o actual ministro do Interior, Manuel Homem, entre várias individualidades.
Sobre os livros
“Sombras do Passado – Recortes da História Militar de Angola” é uma homenagem às gerações que lutaram pela liberdade e independência do país. Através de contos, o autor pretende dar a conhecer às novas gerações as dificuldades enfrentadas e as figuras que se notabilizaram na luta, mantendo viva a sua memória.
Já “Metamorfose de Inteligência” debruça-se sobre a história das atividades de Inteligência e Segurança do Estado angolano. A obra reflete sobre os desafios e as transformações que os profissionais e órgãos de inteligência enfrentaram ao longo do tempo, revelando os triunfos, as crises e os sonhos do povo angolano.
Sobre o autor
Nascido a 7 de setembro de 1964, na Caconda, província da Huíla, Simão Pedro “Recordação” incorporou-se nas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) em 1981, ainda muito jovem.
O autor especializou-se em operações de infantaria, reconhecimento e informações, tendo desempenhado vários cargos de chefia.
Além da sua longa carreira militar, é também licenciado em Direito pela Universidade Jean Piaget de Angola.
POR: Onésimo Lufuankenda