O ensino superior contribui para o desenvolvimento individual e colectivo de qualquer país. Promove inovação e investigação científica. Também dá resposta aos fenómenos sociais por via de equipas multidisciplinares.
É crucial para a inclusão social. A formação académica de qualidade prepara os cidadãos para os desafios do futuro, mediante remuneração condigna e outros benefícios decorrentes da ocupação. No entanto, um campus universitário, apesar de ser um centro de ensino, tem a função de contribuir para a pesquisa e produção do conhecimento.
É a alavanca do desenvolvimento social e económico de qualquer sociedade. No quadro da expansão do ensino superior em Angola, o campus universitário da Universidade Lueji A’nkonde, na província da Lunda-Norte, inaugurado ontem pelo Presidente da República, João Lourenço, conta com todos os requisitos exigidos cientificamente.
Financiado pela ENDIAMA, conta com dormitórios e residências para o corpo docente e discente, biblioteca, auditório, área administrativa e de lazer, laboratórios e outras afins. Numa primeira fase, cerca de oito mil estudantes, divididos nos cursos das ciências sociais e exactas, vão frequentar aquela casa de ensino.