A Selecção Nacional de futebol de honras venceu, ontem, a Zâmbia, por duas bolas a uma, em desafio que contou para a terceira jornada do grupo A do Campeonato Africano das Nações (CHAN).
Os golos dos Palancas Negras foram marcados por Kaporal, aos 79 e 86 minutos, enquanto Chanda anotou para os zambianos aos 73. Com este resultado, a formação angolana ocupa o segundo lugar, comquatro pontos, ficando atrás do líder, Quénia, que tem sete.
Marrocos e República Democrática do Congo (RDC) partilham o terceiro lugar com 3 pontos cada. Zâmbia figura na última posição sem qualquer ponto. Apesar do triunfo, os pupilos do português Pedro Gonçalves dependem de terceiros para carimbar o apuramento aos quartos-definal.
Para isso, têm a obrigação de vencer a República Democrática do Congo (RDC), nesta quinta-feira, 14, no seu último jogo da fase de grupos. Em caso de vitória, os angolanos somam sete pontos e depois terão de torcer por uma derrota ou empate da selecção marroquina nos dois jogos que tem por disputar, isto é, com a Zâmbia, dia 14, e com o Congo Democrático, dia 17.
Outra hipótese: Se Marrocos empatar e vencer nos dois jogos fará 7 pontos e Angola falha a qualificação por conta da vantagem dos marroquinos no confronto directo. Aliás, venceram os Palancas Negras na estreia, por duas bolas a zero.
Por: Kiameso Pedro