O Presidente da República, João Lourenço, deslocou-se nesta quarta-feira (6) à localidade de Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, para constatar o andamento das obras do Sistema de Abastecimento de Água “Quilonga Grande”, que visa garantir o fornecimento de água potável a mais de cinco milhões de habitantes da província de Luanda
A visita, a segunda realizado pelo Chefe de Estado a este empreendimento, permitiu aferir o grau de execução física e técnica da obra, que está a ser executada pela empresa chinesa Sinohydro desde Fevereiro de 2025.
Durante a visita, o Presidente recebeu explicações detalhadas do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e do engenheiro responsável pela obra, Edmundo Frederico. Orçado em cerca de 491 milhões de dólares, o “Quilonga Grande” faz parte do Sistema 5 de abastecimento de água de Luanda e compreende a captação de água bruta directamente no Rio Kwanza, o seu transporte, tratamento e posterior distribuição à população.
Estação de tratamento de água (ETA) terá capacidade para pro- cessar até 518 mil metros cúbicos por dia, tornando-se uma das maiores infraestruturas do género no país. No total, a obra deverá ge- rar cerca de 600 empregos directos, contribuindo não apenas para o acesso à água, mas também para o desenvolvimento económico da região.
Leia mais em