A UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola) celebra, neste domingo, 3 de agosto, o nascimento do líder e fundador do partido, Jonas Malheiro Savimbi.
Em nota oficial chegada à redação do Jornal OPAÍS, o partido do Galo Negro diz que celebra a data sob o lema “Dr. Jonas Malheiro Savimbi – Uma Vida por Angola e pelos Angolanos”.
A declaração descreve a data como um momento de profunda reflexão e reafirmação dos compromissos e ideais do partido para a construção de uma Angola livre, justa, inclusiva e próspera.
O comunicado da UNITA enfatiza que o legado de Savimbi continua a ser o farol que ilumina o caminho da resistência contra todas as formas de opressão destacando a visão estratégica, a liderança e a coragem política de Savimbi que é considerado um “símbolo de unidade e coesão” e uma referência para as futuras gerações de angolanos.
O Secretariado Executivo exortou os militantes e simpatizantes a honrarem a memória de Savimbi com acções que promovam a paz, a justiça social e a reconciliação nacional.
O documento finaliza o compromisso da UNITA em manter viva a luta por uma Angola democrática, onde todos os cidadãos tenham acesso igual a oportunidades e onde o Estado de Direito e a dignidade humana sejam respeitados.
POR: Onésimo Lufuankenda