Inicialmente agendado para esta quintafeira, 31, às 19 horas, o concerto musical protagonizado pela cantora Ondina Simeão foi adiado sine die pela organização do Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), localizado na Praça da República, Bairro Azul, em Luanda
Em causa está a onda de arruaça e vandalismo que se tem registado na capital desde a passada segunda-feira, 28, envolvendo um número considerável de jovens em protesto pela paralisação dos taxistas, iniciada na referida data e com término previsto para hoje.
Segundo Jigoberto Fialho, porta-voz da organização, a decisão foi tomada após uma avaliação conjunta com as autoridades e responsáveis do MAAN, tendo-se considerado prudente transferir o evento para data a anunciar, quando estejam garantidas condições de segurança adequadas.
“Nas últimas horas, a cidade tem vivido um aumento significativo de manifestações e episódios de insegurança, ligados ao descontentamento popular face às actuais medidas governamentais.
A segurança do nosso público, equipa técnica e artistas é a nossa prioridade absoluta”, explicou Fialho ao jornal OPAÍS. O espectáculo, de entrada gratuita, terá uma duração prevista de 1 hora e 30 minutos, estruturado em dois momentos distintos. A primeira parte convida o público a uma viagem musical pelas sonoridades do Afro Jazz, incluindo fusões e interpretações inovadoras.
Na segunda parte, o concerto tornar-se-á mais interactivo, envolvendo directamente o público até ao encerramento do espectáculo. Será uma apresentação totalmente acústica, com um repertório variado que inclui canções originais da artista e alguns covers, acompanhados pelo guitarrista Mário Gomes.
A organização previa reservar 250 lugares sentados, numa sala com capacidade aproximada para 300 espectadores, para garantir maior conforto e controlo do ambiente durante a actuação.
Ondina Simeão foi a vencedora da 26.ª edição do Festival Canção de Luanda, promovido pela Rádio Luanda Antena Comercial (LAC), com a canção da sua autoria intitulada “Sem você por cá”.
A artista conquistou também o prémio de melhor letra musical no mesmo evento, co-organizado com a Sonangol, recebendo, na ocasião (2023), um cheque no valor de 3 milhões e 500 mil kwanzas, correspondente às duas distinções obtidas.
Feliz com os resultados, Ondina revelou à imprensa que tem músicas da sua autoria já disponíveis em plataformas digitais, sublinhando a ambição de “alavancar para outro nível de produção musical”.