O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Miguel César Domingos Bembe, manteve, nesta sexta-feira, 25, um encontro com o homólogo da Federação Russa, Evgeny Terekhin.
O encontro teve como pano de fundo a abordagem sobre o aprofundamento da cooperação bilateral e multilateral entre os dois países.
Durante a reunião, os dois diplomatas abordaram temas de grande relevância, incluindo os preparativos para a 19ª Reunião Consultiva Conjunta Anual (AJCM) entre o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CS-NU) e o Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS-UA), que será realizada em outubro de 2025, em Adis Abeba.
Segundo um documento da Embaixada de Angola na Etiópia, consultado por este jornal, o encontro anual é fundamental para que os membros de ambos os órgãos analisem e troquem impressões sobre a agenda global de paz e segurança, com especial atenção ao continente africano.
Recorde-se que Angola e Rússia já haviam coordenado esforços em julho de 2024, quando Angola presidiu o CPS-UA e a Rússia presidiu o CS-NU, demonstrando uma parceria contínua e estratégica em questões de segurança internacional.
POR: Onésimo Lufuankenda