Angola está a acompanhar a transformação digital para modernização dos seus aeroportos, através da implementação do sistema “Smart Airports” (Aeroporto Inteligentes), anunciou o ministro dos Transportes, Ricardo D´Abreu
Para o ministro, esta modernização traz soluções para o check-in automático, rastreio de bagagem e processos migratórios electrónicos. Ao intervir na 2.ª Conferência Ministerial da ONU Turismo e da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), que termina esta quinta-feira, em Luanda, disse que essa transformação tem como objectivo assegurar maior fluidez, segurança e conforto aos passageiros.
De acordo com o governante, a digitalização dos aeroportos deve acompanhar o crescimento da mobilidade e do tráfego aéreo, um caminho que deverá ser adoptado por todos os países de África, sublinhando que alguns países africanos já estão bem avançados neste domínio.
Além dessa iniciativa, em desenvolvimento em alguns países, Ricardo D´Abreu, defendeu a necessidade de o “continente berço” continuar a apostar nas infra-estruturas e no reforço das políticas de integração regional. Segundo a Agenda 2063 da União Africana, os países devem estar alinhados em direcção ao Mercado Único Africano de Transporte Aéreo e com os princípios da Zona de Comércio Livre Continental Africana, onde Angola tem dado claros sinais de avanços.
Leia mais em