A Unidade de Implementação do Projecto (UIP) de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde (PFRHS), financiado pelo Banco Mundial, realizou nesta quarta-feira, 23 de Julho, uma reunião estratégica em Lisboa para avaliação do progresso e alinhamento de acções no âmbito do acordo firmado em Fevereiro entre o Governo de Angola e o Ministério da Saúde de Portugal.
O acordo prevê a formação especializada e pós-graduada de 630 profissionais de saúde angolanos até 2028, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutica. Trata-se de um investimento estratégico no fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde, com foco no primeiro nível de atenção e na cobertura universal de saúde.
Desde o arranque do programa, 140 profissionais angolanos já se encontram em missão formativa em Portugal, dos quais 117 são médicos em formação especializada em Medicina Geral e Familiar. Estes profissionais terão papel fundamental na resposta aos cuidados primário de saúde em Angola, contribuindo directamente para o acesso equitativo e qualificado aos cuidados médicos.
Leia mais em