O Serviço de Investigação Criminal no Zaire, através do seu departamento municipal do Soyo, apreendeu, recentemente, um total de 140 bidões de 250 litros cada, dos quais 121 encontravam-se vazios e 19 estavam cheios de combustível, que tinham como suposto destino a vizinha República Democrática do Congo, através da conhecida rota da Pedra de Feitiço.
São, no total, 4.750 litros de combustível do tipo petróleo, encontrados num esconderijo improvisado nas matas da zona de Nfinda a Nzau, ao longo da via Mangue Grande, a cerca de 21 quilómetros da sede municipal do Quelo, de acordo com a informação constatada na página oficial do SIC-geral.
Segundo o órgão criminal, as constatações feitas no terreno indicaram que o combustível terá sido transbordado de um camião cisterna para os bidões. O combustível foi recolhido e transportado à Esquadra da Polícia no Bundila, onde se encontra sob custódia das autoridades competentes.
As diligências investigativas prosseguem, estando já em curso a instrução de expediente a ser remetido ao Ministério Público, com vista à responsabilização criminal dos presumíveis autores do crime de contrabando de derivados de petróleo