O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Huambo deteve, recentemente, dois indivíduos envolvidos numa rede de falsificação de documentos académicos, incluindo certificados e diplomas de instituições nacionais e estrangeiras num esquema que operava a partir da província do Cubango.
A descoberta da fraude ocorreu após uma encomenda de carimbos falsificados, destinados à produção de documentos académicos fraudulentos ter sido feita a partir do Huambo.
Durante a operação, foram apreendidos 51 certificados e 26 diplomas, que supostamente teriam sido emitidos por instituições de renome como a Universidade Agostinho Neto (UAN), a Universidade de Malbough (Zâmbia), a Universidade da Namíbia e outras instituições académicas da África do Sul.
Além dos documentos, foram confiscados diversos meios electrónicos, incluindo monitores, pen drives e outros dispositivos cruciais para a operação do esquema criminoso.
Após a conclusão dos procedimentos legais preliminares, os dois indivíduos detidos serão presentes ao Magistrado do Ministério Público para as devidas ações judiciais.
POR: Onésimo Lufuankenda