A taxa de inflação do país fixou-se, até ontem, em 19,73%, a mais baixa desde 2023 em termos anuais, mas analistas anteveem uma subida nos próximos dias, com a subida do preço do gasóleo e dos transportes
A queda na comparação anual é justificada pela estabilização do kwanza, juntamente com a melhoria da disponibilidade de bens, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Entretanto, importa sublinhar que, em termos mensais, os preços ao consumidor subiram 1,21% em Junho, ligeiramente acima do aumento de 1,17% em Maio, impulsionado principalmente pelos maiores custos com habitação e serviços públicos (3,33%) e bens e serviços diversos (1,56%).
A gestão macroeconómica do país tem sido acompanhada de perto por instituições internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), que encorajam as medidas do executivo. Segundo declarações reiteradas de responsáveis do Banco Nacional de Angola (BNA), a manutenção da inflação continuará a ser um dos principais desafios para o país.
POR: José Zangui
Leia mais em