Pelo menos 65 cidadãos nacionais, supostamente envolvidos em crimes diversos, foram detidos pelos efectivos do Comando da Polícia Nacional na província do Icolo e Bengo, durante a operação policial denominada “Tuabichila”, que visou repor a ordem e a tranquilidade nos municípios do Sequele e do Calumbo
Em declaração hoje, terça-feira, à imprensa, o porta-voz da Polícia Nacional no Icolo e Bengo, intendente Euler Manuel Matari, disse que entre os detidos constam indivíduos com idades de 16 a 61 anos, acusados dos crimes de ofensas à integridade física, posse e venda de estupefacientes vulgo “Liamba”.
De igual modo, os supostos criminosos estão implicados nos crimes de roubo e furto em residências, estabelecimentos comerciais e na via pública, contrabando de combustíveis, abuso sexual e posse de arma de fogo e respectivas munições.
Euler Matari frisou que durante a operação que decorreu de 02 a 14 deste mês registaram também um presumível duplo homicídio, em que foram vítimas dois cidadãos nacionais que exerciam actividades de moto-táxi, praticado por nacional de 28 anos de idade, no bairro “João Luís”, município do Sequele.
O oficial da Polícia fez saber que o acusado de homicídio atraía os motoqueiros fazendo-se passar por passageiro e, ao longo do trajecto anunciava o assalto.
Informou ter sido desmantelado um grupo de criminosos, composto por seis cidadãos, que se dedicava ao roubo em residências e, na deles, foram apreendidas três armas de fogo do tipo metralhadora AKM.
Por outra, foram apreendidas 11 armas diversas de fogo, 69 viaturas de marcas e modelos diferentes por infracções rodoviárias diversas, 40 motorizadas, 12 kg de liamba, seis computadores, quatro botijas de gás butano, três colunas de som, seis telemóveis e 11 armas brancas do tipo faca e catana. Tuabichila é uma expressão da língua nacional Kimbundo, que em português significa “Chegamos”.
A província de Icolo e Bengo, saída da divisão Política e Administrativa com Luanda, tem como sede a vila de Catete, sete municípios, 11 comunas e uma população estimada em dois milhões e 200 habitantes.