Os agricultores organizados em cooperativas no município do Saco Mar, província do Namibe, tem vindo a reforçar a sua resiliência para fazer face as alterações climáticas que afetam principalmente a região sul de Angola, com a adopção de práticas agrícolas que promovem a produtividade e o uso sustentável dos solos
Estes conhecimentos foram passados pelo projecto “Ma Tuningi”, que na língua local kuvale significa “vamos fazer juntos” pela Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, denominada Fé e Cooperação (FEC), em parceria com a Caritas de Angola e a Universidade José Eduardo dos Santos, com o apoio do FRESAN e do Governo de Angola.
No município portuário do Saco Mar, o projecto beneficiou 200 famílias na localidade do Giraul de Cima; 20 agricultores modelo; cinco cooperativas e vários técnicos do sector da agricultura, bem como representantes das instituições públicas da província do Namibe.
As famílias abrangidas foram beneficiadas com conhecimentos capazes de garantir competências de susbsistencias. Já as cinco cooperativas de camponeses foram capacitadas com técnicas de processamento e preservação das culturas produzidas.
Abílio Samakessendje, um dos meneficiarios do projecto, reconhece as valencias da formação recebida na melhoria das práticas agrícolas e na gestão do agronegócio, tendo dito que já se encontra capacitado para seguir sozinho e passar a experiência para os outros camponeses.
“Estamos muito felizes com este programa. Aprendemos novos métodos de praticar a agricultura e isso aumentou os níveis de produção”, destacou.
Por: João Katombela, no Namibe