A ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, trabalha a partir deste sábado, 12, em Cafunfu, Lunda-Norte, com vista o lançamento da campanha de vacinação contra a cólera.
A agenda da titular da pasta da Saúde contou com um encontro com a governadora provincial, Filomena Miza, com quem abordou sobre o estado da cólera naquela região.
Ainda hoje, Silvia Lutucuta deverá visitar o Hospital Municipal do Cafunfu, além de uma deslocação às obras do futuro Hospital Geral que quando concluído terá uma capacidade de acolher 200 pacientes.
Consta também do programa da governante uma visita ao depósito de Vacinas do Hospital do Chitato e o centro de diagnóstico do Mussungue.
Campanha de vacinação contra doença
No âmbito do combate à cólera, o Ministério sob tutela de Silvia Lutucuta prevê vacinar cerca de dois milhões de pessoas nas províncias da Lunda-Norte, Namibe, Zaire, Cuanza-Sul, Huíla e Cabinda, especificamente nos municípios com um índice de transmissão elevada.
Nesta senda, foram criadas mais de 942 equipas que compõem vacinadores, supervisores e mobilizadores que deverão efectuar visitas às comunidades com vista à montagem de postos fixos para o processo.
A vacina utilizada será a Euvichol-S, oral e de dose única, doada recentemente pela aliança Global para Vacinas (GAVI).
Angola soma, neste momento, um total de 27 mil casos da doença, destes, mais de 300 são da Lunda-Norte.
POR: Onésimo Lufuankenda