O chefe de Estado Maior da 7ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteiras da Lunda Norte, superintendente Jaime Bonifácio Hinhanenwa, anunciou que os efectivos daquele órgão procederam, recentemente, através de uma operação realizada no posto fronteiriço do município do Chitato, à apreensão de mais de cinco mil litros de combustíveis contrabandeados, sendo 2.850 litros de gasóleo e 2.400 litros de gasolina, que tinham como destino a vizinha República Democrática do Congo (RDC).
A operação desencadeada nos postos fronteiriços de Nashir, Fortuna, Lupemba, Tshisanda e Tchumo permitiu, igualmente, a apreensão de onze motorizadas de marcas e modelos diversos, que alegadamente eram utilizadas nos transportes dos combustíveis, de acordo com os dados avançados pelo superintendente.
Foram também detidos mais de 200 cidadãos estrangeiros provenientes da RDC, por implicação no garimpo de ouro e imigração ilegal.
“Apreensão de 47 redes de lavagem de diamantes e, também, uma detenção de 252 cidadãos da República Democrática do Congo, sendo 184 do sexo masculino, 148 do sexo feminino, acompanhados por 43 crianças”, afirmou.