A directora regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a África Austral e Oriental, Etleva Kadilli, realiza esta quarta-feira, 25, uma visita de trabalho de 12 horas à província da Huíla, com o objectivo de acompanhar de perto os projectos financiados pela organização em sectores-chave da vida social, com destaque para a saúde pública, numa altura em que a província enfrenta o aumento de casos de cólera
Segundo uma nota oficial distribuída à imprensa, a visita insere-se no âmbito do acompanhamento dos projectos apoiados pelo UNICEF, particularmente nas áreas da prevenção da cólera, combate à desnutrição infantil e promoção da saúde materno-infantil.
A agenda de Etleva Kadilli inclui visitas ao Centro de Tratamento de Cólera e à Unidade Especial de Nutrição Infantil do Centro de Saúde da Machiqueira, nos arredores da cidade do Lubango, capital da província.
A responsável do UNICEF vai igualmente inteirarse das acções de prevenção da cólera em curso no Mercado do Mutundo, uma das zonas mais populosas da cidade.
Logo no início da visita, Etleva Kadilli vai manter um encontro de cortesia com o Governador Provincial da Huíla, para discutir a situação social das crianças na região e reforçar a cooperação institucional entre o UNICEF e o Governo Provincial.
Ainda segundo a nota, a directora do UNICEF vai visitar o Laboratório de Simulação para Saúde Materno-Infantil, instalado no Departamento Provincial de Saúde Pública, com financiamento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e apoio técnico do UNICEF.
“Trata-se de um laboratório totalmente equipado para apoiar a capacitação de técnicos de saúde que prestam serviços materno, neonatal e infantil nas províncias da Huíla, Cunene e Namibe”, refere o comunicado.
A visita de Etleva Kadilli a Angola — a primeira desde que assumiu o cargo de directora regional — começou por Luanda, onde manteve encontros com representantes do corpo diplomático, sector privado e entidades governamentais, com o propósito de aprofundar a cooperação nas áreas de promoção e protecção dos direitos da criança.
O Programa de Cooperação do UNICEF em Angola apoia os esforços do Estado angolano na redução das desigualdades sociais que afectam a população infantil, e actua em cinco áreas prioritárias e duas componentes transversais, além de um sector específico para emergências humanitárias. O UNICEF está presente em 190 países, promove os direitos e o bem-estar de todas as crianças, especialmente das mais vulneráveis.
Por: João Katombela, na Huíla