Pelo menos 800 bolsas de sangue foram doadas, ontem, domingo, a 15 centros de hemoterapia de hospitais de 12 municípios da província da Huíla, por membros da JMPLA da Huíla.
Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pela organização juvenil do MPLA, com objectivo de salvar vidas de doentes internados em unidades hospitalares de Chipindo, Cuvango, Jamba Mineira, Matala, Chicomba, Quipungo, Quilengues, Caconda, Humpata, Chibia e Hoque, que receberam, no geral, 400 bolsas.
Outras 400 bolsas foram distribuídas aos hospitais Sanatório, Materno-infantil, Pediátrico e Municipal Olga Chaves, todos do Lubango, segundo o secretário provincial da JMPLA, na Huíla, Faustino Gongas.
Assinalou que a campanha provincial de doação de sangue que decorreu sob o lema: “Cada gota conta: Doe sangue, doe vida”, realizou-se por ocasião do Dia Mundial do Dador, assinalado a 14 de Junho do corrente ano, cuja iniciativa reforça as acções de solidariedade e saúde pública da organização juvenil.
De acordo com Faustino Gongas, a acção só é possível após a mobilização de mil militantes, amigos e simpatizantes da organização, bem como de jovens de diversas denominações religiosas, pessoas singulares e filiados à AMOTRANG, numa demonstração conjunta de solidariedade com os doentes que necessitam deste líquido.
Na ocasião, agradeceu a prontidão e apoio dos jovens neste tipo de acção que contribuirá, decisivamente, a salvar vidas de pacientes submetidos a cirurgia, doenças crónicas, partos complicados, traumatismo, dentre vários problemas de saúde pública.