Depois da leitura da acta da assembleia eleitoral na União dos Escritores Angolanos (UEA), no sábado, 10, em que se consagrou vencedor Lopito Feijóo, da Lista A, com 44 votos a favor, Marta Santos e Kanguimbo Ananaz manifestaram o seu descontentamento, ao ponto de pretenderem impugnar os resultados
Segundo a escritora Marta Santos, representante da lista B, que somou 11 pontos, em causa está o facto de Lopito Feijóo ainda ser o presidente da assembleia de mesa. Para isso, pretendem recorrer aos meios internos para mais esclarecimentos dos factos.
“Essa posição ainda é vigente. Neste caso, vai-se empossar a ele mesmo, à medida que o antigo secretário-geral, David Capelenguela, o escolheu para ser o presidente da assembleia no segundo mandato e, nestas vestes, ainda assim apresentou a sua candidatura, uma atitude que contraria os estatutos e regulamento da União”, asseverou.
Marta Santos contou ainda que, antes da realização da Assembleia Eleitoral, tiveram uma reunião que contou com a presença do conselheiro e membro honorário, o mais velho Roberto de Almeida, e do o jurista Francisco Queiroz, onde analisaram os documentos que regem a casa.
De seguida, levaram os estatutos e a comissão eleitoral foi alertada para o cumprimento dos estatutos e regulamento da instituição, sendo que todos estiveram de acordo.
“Tinha de ser o candidato que entrou por assembleia e também sair por assembleia, depois de este processo fazer uma acta com todos os membros. E no dia em que ele presidiu a última assembleia, teria que anunciar a sua pretensão em candidatar-se.
Leia mais em