O Centro de Conferência de Belas (CCB), em Luanda, vai acolher, no dia 7 de Junho próximo, o Festival Infantil RNA Unitel 2025, um evento que vai reunir nomes sonantes da música angolana cujas carreiras tiveram as géneses no programa de música infantil “Piô Piô” promovido pela Rádio Nacional de Angola
O festival, cujo início está marcado para às 15 horas, tem como propósito celebrar e resgatar a música infantil angolana, promovendo um reencontro com as canções que marcaram gerações.
Neste evento, de acordo com a organização, grandes nomes da música nacional cujas carreiras musicais tiveram início no programa “Piô Piô”, da RNA, vão juntar-se ao palco com os pequeninos para celebrar o mês das crianças e recordar os tempos em que as suas carreiras marcavam os primeiros passos.
José Casimiro, membro da comissão organizadora, avança que o festival tem por objectivo promover a música destinada ao público infantojuvenil de modos a impulsionar a sua valorização e a conquista de espaço no mercado nacional.
Segundo o mesmo, o evento tenciona também homenagear os artistas da música secular que tiveram passagens pelo musical infantil, de forma a incentivar e apelar à valorização desta franja da música angolana.
“A presença de artistas adultos deve-se ao facto de muitos deles terem sido, no passado, os rostos e vozes da música infantil angolana. Além disso, o festival visa incentivar novas gerações a valorizarem este património cultural”, avançou José Casimiro.
Artistas como Maya Cool, Nia Borja, Gersy Pegado, Joseca, Venâncio Prata, Alberto de Matos, Dilton Silva, entre outros, constam entre os convidados para protagonizar o evento ao lado dos mais pequenos.
Além destes, o evento vai contar igualmente com a presença de rapazes e raparigas talentosos que almejam tornar-se nos futuros rostos de destaque da música infantil e infantojuvenil.
Embora centrado no público infantil, o festival é aberto a todas as idades com a intenção de reunir as famílias num momento de descontração, animação e muita nostalgia, sendo que os pais poderão também aproveitar o evento para recordar os temas musicais que marcaram as suas infâncias.
“O festival é aberto a todas as idades. Todos são bem-vindos para viver esta experiência cultural, educativa e afectiva”, apelou.
Leia mais em