O Campeonato Africano de Artes Marciais Mistas (MMA), que estava inicialmente agendado para ontem, domingo, arranca hoje, segundafeira, às 11:30, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda.
Trinta minutos antes do início dos combates, a organização realizará a cerimónia de abertura do evento que visa também saudar os 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 de Novembro.
Por conta do ranking e do factor casa, Angola, que participará com 108 atletas oficialmente inscritos na plataforma Smoothcomp, parte como favorita à conquista do certame.
Ainda assim, os lutadores angolanos que têm brilhado nas competições internacionais que acontecem fora do país têm a partir de hoje até dia 10 a oportunidade de brilhar ao lado dos familiares e adeptos da modalidade.
Aliás, o número de atletas que a Selecção Nacional tem disponível para esta ‘espinhosa’ missão demonstra o crescimento da modalidade no país e o forte investimento na formação de talentos nacionais.
No entanto, os atletas angolanos estarão distribuídos por várias categorias e faixas etárias, desde juvenis, juniores, seniores e masters com o objectivo de revalidar a prova continental.
Para isso, os atletas terão de utilizar todas as técnicas que conhecem para derrubar os adversários dentro do ringue, que está montado no Pavilhão Multiusos do Kilamba.
Apesar de Angola dominar o MMA no continente, os adversários chegam para este certame com o objectivo de destronar o domínio dos angolanos.
Angola (país anfitrião), Nigéria, Zimbabué, Congo Brazzaville, Namíbia, República Democrática do Congo (RDC), Ilhas Maurícias, África do Sul, Zâmbia, Argélia e Camarões são os países que vão animar a competição.