A Assembleia Nacional, em parceria com as universidades Agostinho Neto e Católica, realiza, na próxima quarta-feira, 2 de Abril, um colóquio onde será debatida a evolução histórica da participação das mulheres no Poder Legislativo em Angola
Ainiciativa integra-se na Jornada Março Mulher e faz parte das actividades da Assembleia Nacional para saudar o 50.º aniversário da Independência Nacional e o Dia da Paz, a ser celebrado no dia 4 de Abril.
O encontro pretende destacar o papel das mulheres nas três fases do Poder Legislativo angolano, nomeadamente Conselho de Revolução, Assembleia do Povo e Assembleia Nacional. O colóquio contará com a presença de várias figuras de destaque, de mulheres titulares de órgãos de soberania, deputadas, ministras, académicos, estudantes universitários e representantes de organizações não-governamentais.
Entre os principais temas a serem abordados, destaca-se “Obstáculos, Desafios e Perspectivas da Representatividade da Mulher no Poder Legislativo de 1975 a 2025”, que será apresentado pela deputada Ângela Bragança, membro da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro.
Outras intervenções incluem o tema “O Papel do Grupo de Mulheres Parlamentares na Promoção de Políticas de Igualdade de Género”, apresentado pela deputada Teresa Neto, presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares, e “A Contribuição das Mulheres na Promoção e Consolidação da Cultura de Paz”, conduzido pela deputada Florbela Malaquias, presidente da Representação Parlamentar do Partido Humanista de Angola.
O evento contará ainda com palestras de convidadas internacio- nais, como a deputada moçambicana Catarina Dimande António e a advogada brasileira Amanda Rodrigues, especialista em violência doméstica.
As temáticas a serem abordadas por elas incluem “A Maternidade e a Conciliação entre a Vida Profissional e Familiar no Poder Legislativo” e “O Direito de Família sob a Perspectiva do Género: Avanços e Desafios nas Acções Judiciais”.
No encerramento do colóquio, serão homenageadas mulheres que se destacaram ao longo da história do Poder Legislativo angolano, desde o Conselho de Revolução até à actual Assembleia Nacional.