A Associação Angolana de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvice-facial realizou, no dia 3, data em que se comemora o dia internacional do otorrinolaringologista, um encontro, onde os especialistas debateram os mais variados assuntos que afectam a classe. O fraco apoio na área ainda continua a ser um problema
Com o objectivo de promover a especialidade de otorrinolaringologia em prol do benefício da ciência e da população em geral, o encontro serviu para os profissionais partilharem técnicas e métodos adequados a se usarem em processo de tratamentos de surdez súbita, tratamentos cirúrgicos da otite serosa, entre outros.
O médico João Silva disse que, enquanto associação, querem, em parceria com o Ministério da Saúde e a Ordem dos Médicos, promover estudos científicos, usando ferramentas como palestras, jornadas, congressos para, de alguma forma, dar maior ênfase e fazer entender que existem especialistas cá no nosso país, desta área.
Outrossim, João Silva manifestou a preocupação com o facto de não terem apoios, pois estes especialistas precisam de ajuda para os diagnósticos e melhoria no tratamento das patologias do ouvido e não só, com meios ou materiais e técnicos profissionais. Já o médico Jacob Camarade fala da importância do rastreio auditi- vo ocupacional, que está associa- do à medicina ocupacional ou de trabalho.
Jacob defende ser necessário que as empresas façam estes rastreios priorizem a saúde auditiva de seus funcionários. “Precisamos que se façam investimentos em infra-estrutura, em dispositivos de assistência, assegurando que os aparelhos auditivos possam dar respostas ou melhores resultados aos diagnósticos auditivos”, também defendeu.
Temas como fisiologia da audição, poluição sonora, surdez súbita e a importância do rastreio auditivo ocupacional foram abordados. Para a doutora Palmira Kuatoko, devemos ter em atenção as várias formas de poluição sonora existentes, adiantando que a poluição está intacta no nosso quotidiano, no ambiente doméstico, no trânsito, no local de trabalho, e que em muitos casos de surdez pode provir de uma poluição sonora.