OPaís
Dom, 15 Jun 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Porquê Razão não Ensinar o Português sem o Texto ?

Jornal Opais por Jornal Opais
16 de Maio, 2024
Em Opinião
Tempo de Leitura: 2 mins de leitura
0

Inicialmente, deve se ter uma visão mais ampla e perceber que a língua é um organismo vivo , mutável e, de acordo ao contexto, as palavras vão adquirindo diversos valores semânticos na frase. É sempre através do contexto, que se deve analisar atentamente o valor de cada palavra.

Conforme Marcos Bagno (2011)”a língua não deve ser estudada separadamente no plano diacrónico( através do tempo) ou sincrônico ( ao mesmo tempo), porém no pancrónico, isto é, nos dois planos em simultâneos” Tecnicamente, em língua portuguesa, existem quatro ( 4 ) tipos de aula: Exploração vocabular; Leitura , interpretação e compreensão textual; Exploração gramatical Intertextualidade O primeiro ( I) consiste em retirar as palavras pouco-claras e buscar os seus significados através de um dicionário.

Existem textos cujo a linguagem é coloquial. Para estes, se deve explorar o seu significado através do contexto em que o texto se afirma. II) primeiramente, faz-se uma leitura modelo do texto em geral, depois a grupal e individual .

Apois disto, busca-se compreender o que o texto diz. O sentido real do texto ( compreensão textual). Já no segundo, se faz imolicações do texto, isto é, ligar o texto com o contexto em que foi escrito ( interpretação textual). III) Aqui, o professor deve ensinar a gramatica com base o texto já estudado antes. Pois, é aqui onde o professor deve mostrar como as palavras funcionam de acordo ao contexto.

Nesta aula, os alunos hão de aprender que , afinal, em português, por exemplo, as palavras podem mudar de suas classes fruto da situação em que se estuda. Por último, os alunos produzem os textos com base o texto estudado.

Aqui, a produção não pode ser a imitação total do texto ( transcrição do texto). Contudo, a inovação durante a produção. É fazer de um texto escrito, um novo texto com semelhança temática e não propriamente estrutural ( organização). A gramática não deve ser ensinada sem o uso do texto. O texto é o pretexto para o ensino da gramática.

 

Por: ALBERT BAPTISTA

Jornal Opais

Jornal Opais

Relacionados - Publicações

Carta do leitor:Proteger o ambiente…
Opinião

Carta do leitor:Proteger o ambiente…

11 de Junho, 2025
A minha reflexão sobre o respeito devido ao militar e à farda: o simbolismo do juramento à bandeira, a sua honra única e os 50 anos depois!
Opinião

A minha reflexão sobre o respeito devido ao militar e à farda: o simbolismo do juramento à bandeira, a sua honra única e os 50 anos depois!

2 de Maio, 2025
A influência social como competência-chave do futuro
Opinião

A influência social como competência-chave do futuro

28 de Abril, 2025
Entender o contexto linguístico ou ser um caçador de erros?
Opinião

Entender o contexto linguístico ou ser um caçador de erros?

14 de Abril, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.