leves e graves, que resultaram em dois mortos. Disse que os acidentes foram registados nos sectores da construção civil, energia, comércio, transportes e prestação de serviços, sendo a faixa etária dos trabalhadores acidentados entre 20 e 60 anos.
Em comparação ao ano de 2022, Abel Fidel salientou que foram notificados 16 acidentes de trabalho que resultaram em duas vítimas fatais, 12 leves e dois graves. Sobre o registo do primeiro trimestre de 2024, o responsável falou em 22 acidentes de trabalho, dos quais dois graves e 20 ligeiros, em empresas mineiras, de construção civil, de energia e prestação de serviços.
No mesmo período de 2023, o registo era de 12 acidentes leves. Por outro lado, Abel Fidel informou que de Janeiro até a presente data, foram efectuadas 49 visitas inspectivas, das quais 35 sociais e 14 técnicas, com 142 infracções laborais detectadas em matéria de saúde e segurança no trabalho. As visitas foram efectuadas nas empresas do ramo do comércio, prestação de serviços, exploração mineira, construção, transpor- te, energia, hotelaria e turismo e educação.
Apontou como principais objectivos das inspecções a melhoria das condições de trabalho, com enfoque na saúde, segurança e higiene laboral, prevenindo as doenças e os acidentes de trabalho.
No período em referência, a IGT recepcionou 11 pedidos de mediação de conflitos entre empresas e trabalhadores, que já mereceram tratamento, uns com acordo e outros sem acordo, bem como alguns em tramitação devido à complexidade do processo.