Fórum Negócios & Conectividade
OPaís
Ouça Rádio+
Ter, 16 Set 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Comunicação interna, tendência para o futuro

Jornal Opais por Jornal Opais
1 de Março, 2024
Em Opinião
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
0

Uma das tendências da comunicação nos últimos tempos recolhe-se no leito da abordagem humanizada. Esta foi, igualmente, uma das conclusões da Marketiza que trouxe à mesa as Tendências do Marketing para 2024, em Fevereiro deste ano.

Poderão também interessar-lhe...

Um golpe violento ao acervo bibliotecário humano nacional – Faleceu Paulo Tjipilica!

O peso de quem fica

O valor intangível da comunicação de marca: compramos marcas, não commodities!

Cresce, assustadoramente, a tomada de consciência de que afinal, as pessoas são o fulcro de todo proceder humano, de que tudo é feito pelas pessoas, com as pessoas e para as pessoas.

No entanto, se as organizações almejam direccionar as atenções às pessoas devem antes olhar para os seus, isto é, para o público interno.

Pelo que, no quadro da comunicação interna, o estabelecimento de conexão, empatia, solidariedade e da unidade entres os colaboradores sustentadas pelos traços culturais da organização que concorrem para a consolidação da identidade são o elixir que pulveriza o clima institucional da organização, criando o ambiente propício para o encaixe das engrenagens da gestão estratégica com o fito de alcançar os respectivos objectivos.

Eventos aparentemente insignificantes como: apaga velas, amigo oculto, o feliz aniversário, a meritocracia, o almoço de final de ano e demais actividades internas que perseguem a promoção de um bom ambiente interno servem de factos para a promoção de publicações internas que visam tornar a empresa num só corpo.

A newsletter, o boletim, a revista interna, o cartaz, a intranet, o mural, os grupos no whatsApp, entre outros, são veículos que podem transformar-se em sentinelas para tornar as pessoas nos seres mais importantes do mundo para a organização, num contexto em que a estratégia de comunicação e produção de conteúdos esteja embasada na missão, visão e valores da organização.

Espera-se que os líderes ou chefes sejam os agentes da mudança! Por isso, eles devem engajar-se para que a comunicação interna seja valorizada no seio das respectivas instituições, pois, de outra sorte, nada acontecerá.

A comunicação interna por meio de veículos definidos para promover a cultura da organização, informar, motivar e engajar os colaboradores é o veículo de excelência para aproximar o “board2 da empresa aos trabalhadores, dado que estabelece conexão entre si, manifestando literalmente o modelo de comunicação de proximidade interna numa base horizontal através do jornalismo empresarial no seio da organização.

Era uma vez, Deus libertou o seu povo do cativeiro para uma terra próspera. O modelo de comunicação entre si, era vertical, estava baseado na Lei.

Faça isso, se não! Não faça isso, se não! Olho por olho, dente por dente. Na jornada do Egipto para a terra prometida houve muitos amargos de boca.

Então, Deus decidiu descer da posição divina e fez-se homem e na forma de homem, humilhouse, adoptando uma comunicação de proximidade como estratégia e o impacto deste acto marcou para sempre a história da humanidade.

Figuras como Obama, Papa Francisco, Marcelo Rebelo de Sousa, Elon Musk, Abel Chivukuvuku, só para citar, parece que captaram a visão ao imitar, destacando-se pela comunicação de proximidade, ainda que aplicada para propósitos distintos.

A comunicação interna deve perseguir o objectivo de informar, motivar e engajar os colaboradores.

Tais objectivos são a bússola do responsável pela comunicação apoiado por uma equipa que faça as coisas acontecerem. Uma equipa que faça jornalismo empresarial, em que o propósito seja o alcance e a satisfação do interesse da organização.

 

Por: Amadeu Cassinda

*Comunicólogo

Jornal Opais

Jornal Opais

Recomendado Para Si

Um golpe violento ao acervo bibliotecário humano nacional – Faleceu Paulo Tjipilica!

por Jornal OPaís
16 de Setembro, 2025

As primícias deste dia 15 de Setembro de 2025, não foram portadoras de bons ventos, pelo contrário, trouxeram a nós...

Ler maisDetails

O peso de quem fica

por Jornal OPaís
16 de Setembro, 2025

Nos últimos dias, a nossa sociedade foi abalada por notícias de perdas que nos entristecem profundamente. Foi o caso do...

Ler maisDetails

O valor intangível da comunicação de marca: compramos marcas, não commodities!

por Jornal OPaís
16 de Setembro, 2025

O conceito de marca não é novo, remonta à antiguidade, quando escultores assinavam suas obras para proteger a identidade do...

Ler maisDetails

Linguística Textual – uma leitura

por Jornal OPaís
16 de Setembro, 2025

A ferimos que a linguística textual é o campo do saber que toma o texto como seu objecto de estudo....

Ler maisDetails
Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade

Homem detido no Bailundo por homicídio da filha de 11 meses

16 de Setembro, 2025

ONU vai debater no Conselho de Direitos Humanos ataque ao Qatar

16 de Setembro, 2025

Kremlin acusa Ucrânia de “abrandar artificialmente” conversações de paz

16 de Setembro, 2025

Ministério Público alega falta de provas no caso que envolve 12 activistas agredidos em Benguela

16 de Setembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.