OPaís
Ouvir Rádio Mais
Qui, 14 Ago 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouvir
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

A mediocridade da comunicação e marketing desportivo em Angola

Jornal Opais por Jornal Opais
12 de Janeiro, 2024
Em Opinião
Tempo de Leitura: 2 mins de leitura
0
A mediocridade da comunicação e marketing desportivo em Angola

O marketing desportivo é um conjunto de acções e promoções que tem por objectivo satisfazer as expectativas e preferências de um adepto, associado ou simples consumidor de desporto.

Poderão também interessar-lhe...

Carta do leitor: Inversão de valores…

É de hoje…Man Genas e a euforia das redes sociais

Editorial: Desenvolvimento sustentável

Por isso, é uma ferramenta e vertente de Marketing muito específica, uma forma adaptada de atingir o público-alvo desejado, seja os adeptos/fãs que o clube, instituição ou equipa possuem, seja conquistar novos associados.

O Marketing Desportivo diferese de todas as outras vertentes do Marketing, já que trata um assunto muito delicado e que mexe com variadas e fortes emoções: O Desporto.

Assim, os cuidados são poucos quando se controlam e comunicam paixões, e o resultado pode ser magnífico quando bem feito. A ciência está disponível, entretanto a nossa realidade ainda deixa muito a desejar.

As diferentes instituições desportivas continuam a comunicar mal, de forma amadora e, muitas vezes, responsável directo pelo afastamento massivo de adeptos e agentes desportivos.

Como é possível um especialista em marketing e comunicação dizer em uma comunicação oficial que determinada equipa chegou tarde por confundir o nome do Estádio onde estava agendado o jogo? Puro amadorismo! As marcas desportivas movimentam milhões, mas também despertam paixões.

É dessa forma que as marcas comunicam com o consumidor. Pessoas que consomem os eventos desportivos. Com excepção de um ou dois clubes nacionais, em Angola não existe ainda a cultura do merchandising na promoção e venda de material desportivo.

O mesmo acontece com as distintas federações que não aproveitam os eventos desportivos para promover e vender camisolas, bonés, cachecóis e outros com as marcas nacionais.

Será desconhecimento ou é apenas falta de vontade e visão? O certo é que alguns curiosos na matéria, mas com grande visão comercial, aproveitam estes mesmos eventos, ignorados pelos clubes e federações, para fazer dinheiro mesmo com uma qualidade duvidosa dos seus produtos.

Os fãs e adeptos querem estar envolvidos com a vida da equipa e dos atleta. Errado é pensar que basta pedir para que eles venham apoiar num fim-de-semana, desapareçam durante uma semana para voltar no próximo fim-de-semana ou na próxima prova.

Urge mudar este quadro, com apostas mais assertivas por parte dos clubes e federações, com o propósito final de oferecer um melhor serviço de comunicação e de aquisição de material desportivo diverso aos fãs e adeptos angolanos.

 

Por: LUÍS CAETANO 

Jornal Opais

Jornal Opais

Recomendado Para Si

Carta do leitor: Inversão de valores…

por Jornal OPaís
14 de Agosto, 2025
Carta do leitor: Inversão de valores…

Caro coordenador do jornal OPAÍS, saudações e votos de uma boa quinta-feira. Hoje parece que o mundo decidiu jogar xadrez com as peças trocadas. O que antes era...

Ler maisDetails

É de hoje…Man Genas e a euforia das redes sociais

por Daniel Costa
14 de Agosto, 2025

Escutei, atentamente, ontem, pela manhã, os pronunciamentos do advogado do general Eugénio Laborinho, antigo ministro do Interior, em relação ao processo que este intentou contra o jovem Gelson...

Ler maisDetails

Editorial: Desenvolvimento sustentável

por Jornal OPaís
14 de Agosto, 2025

O desenvolvimento sustentável é um processo conduzido pelos governos e seus parceiros. Com os seus modelos, encaixa-se no conceito de inclusão e de justiça social. Garante o progresso...

Ler maisDetails

Sujeito pronominal expresso: um pleonasmo dito

por Jornal OPaís
13 de Agosto, 2025
Sujeito pronominal expresso: um pleonasmo dito

Em algumas línguas, por exemplo, o inglês, é imperativo o pronome sujeito estar sempre expresso, ao contrário do que se observa no português. À semelhança das línguas italiana...

Ler maisDetails
Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade
PR inaugura hoje novo Campus Universitário na Lunda Norte

PR inaugura hoje novo Campus Universitário na Lunda Norte

14 de Agosto, 2025
Angola e Tanzânia fortalecem cooperação na protecção civil e bombeiros

Angola e Tanzânia fortalecem cooperação na protecção civil e bombeiros

14 de Agosto, 2025
Legado do nacionalista Maurício Caetano reforçado com lançamento da obra “Os Bantu na Visão de Mafrano” volume III

Legado do nacionalista Maurício Caetano reforçado com lançamento da obra “Os Bantu na Visão de Mafrano” volume III

14 de Agosto, 2025
Festival de Banda Desenhada encerra hoje com exibição do documentário “Making Of”

Festival de Banda Desenhada encerra hoje com exibição do documentário “Making Of”

14 de Agosto, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouvir Rádio Mais

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.