O marketing desportivo é um conjunto de acções e promoções que tem por objectivo satisfazer as expectativas e preferências de um adepto, associado ou simples consumidor de desporto.
Por isso, é uma ferramenta e vertente de Marketing muito específica, uma forma adaptada de atingir o público-alvo desejado, seja os adeptos/fãs que o clube, instituição ou equipa possuem, seja conquistar novos associados.
O Marketing Desportivo diferese de todas as outras vertentes do Marketing, já que trata um assunto muito delicado e que mexe com variadas e fortes emoções: O Desporto.
Assim, os cuidados são poucos quando se controlam e comunicam paixões, e o resultado pode ser magnífico quando bem feito. A ciência está disponível, entretanto a nossa realidade ainda deixa muito a desejar.
As diferentes instituições desportivas continuam a comunicar mal, de forma amadora e, muitas vezes, responsável directo pelo afastamento massivo de adeptos e agentes desportivos.
Como é possível um especialista em marketing e comunicação dizer em uma comunicação oficial que determinada equipa chegou tarde por confundir o nome do Estádio onde estava agendado o jogo? Puro amadorismo! As marcas desportivas movimentam milhões, mas também despertam paixões.
É dessa forma que as marcas comunicam com o consumidor. Pessoas que consomem os eventos desportivos. Com excepção de um ou dois clubes nacionais, em Angola não existe ainda a cultura do merchandising na promoção e venda de material desportivo.
O mesmo acontece com as distintas federações que não aproveitam os eventos desportivos para promover e vender camisolas, bonés, cachecóis e outros com as marcas nacionais.
Será desconhecimento ou é apenas falta de vontade e visão? O certo é que alguns curiosos na matéria, mas com grande visão comercial, aproveitam estes mesmos eventos, ignorados pelos clubes e federações, para fazer dinheiro mesmo com uma qualidade duvidosa dos seus produtos.
Os fãs e adeptos querem estar envolvidos com a vida da equipa e dos atleta. Errado é pensar que basta pedir para que eles venham apoiar num fim-de-semana, desapareçam durante uma semana para voltar no próximo fim-de-semana ou na próxima prova.
Urge mudar este quadro, com apostas mais assertivas por parte dos clubes e federações, com o propósito final de oferecer um melhor serviço de comunicação e de aquisição de material desportivo diverso aos fãs e adeptos angolanos.
Por: LUÍS CAETANO