O Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP) está a promover, esta quarta-feira, em Caxito, um seminário metodológico dirigido aos gestores públicos da província do Bengo, com vista à análise das principais orientações sobre a fase de formação e execução dos contratos públicos.
Ao discursar na abertura do evento, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, considerou que cada cotrato público deve representar um compromisso sério com o interesse público, com a boa gestão do erário e com a promoção do desenvolvimento económico e social equilibrado.
“Por isso, falhas neste processo não afectam apenas números ou relatórios, mas têm impacto directo no bem-estar da nossa população”, referiu.
O vice-governador encorajou os gestores a participarem activamente no decurso do seminário, desejando que, no final, os conhecimentos adquiridos reflitam-se na conduta e no exercício dos gestores públicos e de todos aqueles que intervêm no processo de contratação pública a nível local.
Por sua vez, o director-geral do SNCP, Osvaldo Ngoloimwe, informou que a formação visa, igualmente, dar resposta ao resultado de uma análise feita, onde se constatou um conjunto de matérias que precisam ser consolidadas em função das insuficiências de algumas entidades públicas contratantes, principalmente na boa condução dos procedimentos de contratação pública.
Sublinhou que a ideia é passar aos gestores o método correcto de elaboração dos procedimentos de contratação pública e antever vicissitudes que podem ser registadas em sede de execução dos contratos públicos.









