Seis académicas e diplomatas angolanas foram homenageadas, neste sábado, 6, em Castilla-La Mancha, Reino de Espanha, com o título Doctor Honoris Causa atribuído pela CIESART, numa cerimónia que destacou o mérito, a liderança e o impacto internacional feminino angolano.
Entre os homenageados no sector do ensino figuram nomes como da professora doutora Fernanda Benedito, vice-reitora da Universidade Agostinho Neto para os Assuntos Académicos, que recebeu a distinção pelo trabalho em investigação, políticas de ensino superior e promoção da ciência no país.
Ainda no sector do ensino, foi agraciada também a doutora Sandra Paula Gaspar Mainsel Caxueiro Jaime pelo seu contributo nos domínios da comunicação social, literacia digital e pesquisa sobre medias públicos
Diplomatas homenageadas
No campo diplomático, a CIESART distinguiu a doutora Egna de Sousa, presidente da Comissão para o Continente Africano da organização, pela sua intervenção na promoção cultural e diplomacia internacional.
A escritora e vice-cônsul de Angola em Houston, doutora Sílvia da Cruz, foi igualmente reconhecida pelo apoio à diáspora e pela divulgação da cultura angolana.
A doutora Lenisha Baio, representante do sector consular na Alemanha, recebeu homenagem pelos serviços prestados e pela mediação institucional que tem desenvolvido.
Já Luzia Oliveira, que actua no sector consular na África do Sul, foi distinguida pela sua dedicação ao atendimento comunitário e ao reforço da cooperação regional.
CIESART sublinha importância das distinções
De acordo com a CIESART, a atribuição dos títulos Doctor Honoris Causa simboliza o reconhecimento do compromisso, da dedicação e do impacto global destas seis personalidades, cuja actuação continua a elevar o nome de Angola no mundo.
A CIESART— é uma organização internacional cujo nome completo é Câmaraa Internacional de Escritores & Artistas. É legalmente constituída com personalidade jurídica em vários países, principalmente na Espanha e no Peru, e com formalização prevista em Genebra (Suíça).









