O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros da Província da Lunda-Sul procedeu, na tarde desta segunda-feira, 29, ao resgate do corpo de uma menor de 3 anos de idade, vítima de asfixia, que caiu num buraco artificial com cerca de 12 metros de profundidade.
A informação foi prestada hoje ao Jornal OPAÍS pelo porta-voz dos Bombeiros, subcomissário Wilson Baptista.
De acordo com o porta-voz, o facto ocorreu por volta das 12h00, quando a menor brincava com outras crianças nas imediações de chafariz. Durante a brincadeira, ao correrem umas atrás das outras, a criança, por descuido, escorregou e caiu no referido buraco, vulgarmente conhecido como perfuração, alegadamente feito por cidadãos vietnamitas.
Salientou que as operações de busca e resgate tiveram início imediatamente após o alerta, por volta das 12h00, mobilizando efectivos e meios técnicos especializados. Após várias horas de trabalho contínuo, o resgate do corpo da menor foi possível apenas às 16h30.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros lamenta profundamente o ocorrido e aproveita a ocasião para apelar aos encarregados de educação e à comunidade em geral para redobrarem a vigilância sobre as crianças, bem como às entidades competentes no sentido de se proceder ao encerramento e sinalização de buracos e outras estruturas perigosas, de modo a evitar tragédias semelhantes.










