A plataforma social incubadora de projectos transformadores em Angola, denominada Kuena, em parceria com o Hospital Geral de Cacuaco, apresentou, ontem, na unidade de Oncologia Pediátrica da instituição sanitária, um projecto social que visa a promoção de cursos, oficinas e actividades formativas às famílias e aos cuidadores de crianças em tratamento oncológico.
Subordinado ao lema “Kudiakila – Ajudando uns aos Outros”, o projecto, de acordo com um comunicado de imprensa a que tivemos acesso, está composto por um programa que integra cursos de curta duração em áreas como artesanato, culinária, informática, beleza e auto-cuidado e comunicação, além de rodas de conversa com psicólogos e voluntários, oficinas de empreendedorismo social e actividades terapêuticas.
A directora do Hospital de Cacuaco, Jeovita André, realçou a grande importância para unidade em acolher esta iniciativa, considerada a primeira em Angola na área da oncologia, reforçando o compromisso desta na recuperação satisfatória dos utentes.
”Criar um ambiente de esperança e apoio dentro das nossas enfermarias reforça a confiança dos doentes e das suas famílias, e contribui para melhores resultados clínicos e emocionais”, considerou.
Por sua vez, a presidente da plataforma Kuena, Lilian Weyll, afirmou que “dar voz, formação e apoio às famílias e cuidadores é investir na transformação de todo o núcleo familiar”. Avançou, ainda, que o “projecto mostra que a esperança pode ser construída também a partir de dentro do hospital, através da união entre profissionais, famílias e comunidade”.
Com esta iniciativa, a plataforma Kuena reforça o seu compromisso de humanizar o espaço hospitalar, reduzir os níveis de ansiedade e stress dos acompanhantes e fomentar uma rede de apoio sustentável que transcende o período de internamento.
Para comemorar em grande o dia 17 de setembro, data marcante em que veio ao mundo o primeiro Presidente de...
Ler maisDetails