O Projecto Cidadão Digital, implementado pela The Bridge Global e promovido pela EMIS, chegou hoje ao Jornal OPAÍS, com um workshop que visou dotar os jornalistas e técnicos deste órgão de comunicação de capacidades técnicas para prevenção de burlas e fraudes e outros riscos no meio digital.
De acordo com a porta-voz do Projecto, Mvula Abrahim, o objectivo do “Cidadão Digital” é partilhar informação gratuita sobre educação digital e cidadania financeira.
“Queremos prevenir as pessoas, ensinar quais são os métodos de burla e como agir diante delas”, explicou.
Mvula Abrahim esclareceu que o projecto já conta com quase quatro anos de actividade e já andou em províncias como Benguela, Uíge e Luanda.
Para a responsável, depois do projecto ter passado por vários Ministérios, entendeu que devia focar-se nos meios de comunicação social, reconhecendo o seu poder de alcance.
“Acreditamos que os jornalistas conseguem levar a informação onde nós não conseguimos chegar. Há locais onde a televisão não chega, mas a rádio chega e há muitos dos nossos mais velhos que preferem ler jornal”, anotou.
As vantagens para os cidadãos, segundo a porta-voz, são claras: “O cidadão fica mais informado, mais atento, sabe como se prevenir, onde recorrer, quem o pode ajudar e quais métodos usar para evitar ser enganado.”
Aproveitou para apelar aos órgãos de comunicação social para que se unam à causa uma vez que o projecto já sensibilizou mais de um milhão de cidadãos.
“É uma iniciativa que beneficia a todos. Queremos uma sociedade angolana mais informada e mais precavida. O nosso apelo é que os órgãos de comunicação abracem o projecto.”









