O Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda anunciou, esta segunda-feira, a detenção de 133 cidadãos implicados em diversos crimes, com destaque para 57 detenções resultantes directamente do patrulhamento.
Em declarações ao Jornal OPAÍS, o porta-voz da corporação em Luanda, superintendente-chefe Nestor Goubel, sublinhou que, no mesmo período, foram apreendidas duas armas de fogo, três botijas de gás butano, um televisor plasma, diversos bens da cesta básica e 57 motorizadas por infrações ao Código de Estrada.
No âmbito da repressão e prevenção de crimes violentos, foram esclarecidos 60 crimes diversos, dos quais 47 em flagrante delito e 13 em execução de mandados. Estas ações ocorreram em 13 micro-operações que resultaram na detenção de cidadãos nacionais com idades entre 24 e 55 anos.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, foram registados 12 acidentes de viação, cujas causas prendem-se essencialmente com o excesso de velocidade e a falta de precaução na condução e que resultaram em três mortos e danos materiais avaliados em mais de 4.900.000,00 kwanzas.
Adicionalmente, 933 automobilistas foram sancionados com multas por diversas infrações ao Código de Estrada.
Durante o período, foram operacionalizadas 32 barreiras de contenção de velocidade e para a calmia do tráfego, com a utilização de radares e outros meios técnicos. Estas operações resultaram na detenção de 45 cidadãos, sendo 35 por condução em estado de embriaguez e 10 por consequência de acidentes de viação.









